Instrumentos      

Aqui você tem uma lista de todos os cursos disponíveis e uma prévia sobre o conteudo de cada um deles

A característica principal do nosso método de ensino, é a forma prática e rápida que os alunos aprendem. Temos essa preocupação, pois sabemos que o aluno é a nossa melhor propaganda e quanto mais rápido ele aprender, melhor para ele e para escola. 

O Instituto Musical Ritmus conta com várias opções de cursos.

Confira abaixo as opções que estão disponíveis atualmente.

 

Violão

O curso de violão do Instituto Musical Ritmus inclui mapeamento do braço, (localização de notas e grupos de notas), notação musical (leitura de partitura, cifra, tablatura etc) técnica, postura, sonoridade, agilidade, precisão e linguagem dos diversos gêneros. sempre aplicados a um repertório estimulante que abrange todas as áreas de atuação: violão solo, violão como acompanhante e o violão inserido em grupo. Para isso utilizamos material especialmente desenvolvido por nossa equipe, além dos melhores autores do mercado e uma completa biblioteca incluindo o violão erudito, o violão brasileiro, o violão de rock, e outros. Tudo sempre a serviço do gosto e dos objetivos de cada aluno.

Guitarra

Apesar de ser um instrumento relativamente novo, a guitarra tem tido um papel chave na música popular mundial nas últimas décadas. O curso de guitarra do Instituto Musical Ritmus dá acesso direto a esse universo ainda em expansão, sem descuidar de um sólido trabalho de base. O aluno tem mapeamento do braço (localização de notas, acordes, escalas e arpejos), notações (partitura, cifra, tablatura e diagramas), técnica (exercícios para postura, sonoridade, velocidade) ao mesmo tempo em que trabalha o repertório e a improvisação, seja na linha blues/rock ou na linha jazz/música brasileira. O objetivo é dar ao aluno ferramentas para desempenhar qualquer função necessária, executar melodias, acompanhamentos e solos, com resultados práticos imediatos.

Bateria

O curso de bateria do Instituto Musical Ritmus visa dar aos alunos grande precisão rítmica, boa fluência de leitura, sonoridade rica, conhecimento amplo dos padrões rítmicos e do fraseado nos diversos gêneros de música e habilidade técnica para executá-los. Tudo isso sempre cuidando para que o aluno tenha boa postura e boa percepção dos elementos melódicos e harmônicos com os quais seu instrumento interage. Utilizamos material especialmente criado e/ou compilado por nossos professores e também todos os principais métodos do mercado, tanto para apresentar conteúdos como para propiciar a execução do repertório, com gravações e playbacks.

Teclado

O curso de teclado do Instituto Musical Ritmus proporciona ao aluno a formação básica de um curso de piano, mais as particularidades de linguagem típicas deste instrumento que se tornou símbolo da interação entre música e tecnologia. Ele conhecerá a estrutura de notas, as formas de escrita (partitura e cifra) e a técnica, e também dominará os recursos de timbre, acompanhamentos e interação com outros equipamentos. Tudo em função de um repertório estimulante que se adéque ao seu gosto e objetivo, seja como solista ou fazendo parte de um grupo.

Baixo

Sólido senso rítmico, grande consciência harmônica, fraseado rico e capacidade técnica para executar suas idéias com tranqüilidade. Essas são as principais características desenvolvidas no curso de baixo do Instituto Musical Ritmus . Utilizando material próprio e dos melhores autores do mercado, os professores trabalham a consciência do braço (localização de notas, arpejos e escalas), as formas de notação musical (partitura, cifra e tablatura), os aspectos motores (técnica tradicional, palheta, slap, tapping etc.) e a linguagem dos diversos gêneros (rock, blues, jazz, funk, ritmos brasileiros etc.) de acordo com o gosto e os objetivos de cada aluno.

Saxofone

De grande tradição no jazz e na música brasileira, com seu timbre rico e versátil e sua mecânica ágil, o saxofone executa com facilidade melodias de todos os gêneros de música. O curso de saxofone do Instituto Musical Ritmus combina os melhores autores do mercado com material produzido especificamente para cada aluno, para desenvolver a sonoridade, a afinação, a técnica, a leitura e a improvisação, sempre em função do repertório de sua preferência. E o aluno pode optar entre os membros da família dos saxofones: o alto, o tenor (os mais comuns) ou o soprano.

Canto

Cantar com precisão e naturalidade, com bom senso rítmico e harmônico, e grande cuidado com a saúde vocal, são os principais objetivos do curso de canto do Instituto Musical Ritmus. Com professores capacitados para explorar os mais diversos estilos e técnicas (da bossa nova ao lírico, do rock à Broadway), traçamos um plano específico para cada aluno desenvolver ao máximo seu potencial vocal. Respeitando suas características, gostos e objetivos, trabalhamos a consciência corporal, a escrita musical, a técnica, a percepção e o repertório de forma que o aluno tenha o maior domínio possível sobre a afinação, a projeção, a articulação e outros parâmetros, e possa assim desenvolver suas próprias interpretações e seu estilo pessoal.

Cavaquinho

O curso de cavaquinho do Instituto Musical Ritmus trabalha a consciência do instrumento (localização de notas, arpejos e escalas), as formas de notação (partitura, cifra e tablatura), os aspectos motores (técnica de palheta, postura etc.) e a linguagem do instrumento como acompanhante e como solista. Tudo sempre aplicado ao repertório, explorando todas as variantes do samba e do choro - seus gêneros por excelência - e também as interações com outros gêneros brasileiros, do tradicional ao pop. As aulas são diretas e objetivas, com resultados rápidos e uma formação sólida.

Musicalização Infantil

Trata-se do primeiro contato da criança com a música. O foco principal da musicalização infantil é de desenvolver a criança como um todo, tornando-a um ser humano melhor. Este desenvolvimento passa pelos âmbitos psíquico, motor, sensorial, criativo, afetivo, racional e social.

O cantar, o tocar, o dançar ou o escutar, derrubam barreiras, destruindo os bloqueios adquiridos pelo ser social. Se formos além e fizermos da música parte integrante na construção do conhecimento, possibilitaremos, em especial, às crianças, a satisfação de “praticar o sentir”. Com isto ela desencadeia um processo de aproveitamento muito maior das informações que a cercam e, através da sua percepção, trabalhada pela música, ela chega ao saber com muito mais facilidade, o que lhe proporcionará o prazer do “conhecer”.

 

A musicalização infantil é iniciada de forma lúdica, ou seja através de brincadeiras, ou mesmo jogos e atividades que expressem e falem a linguagem da criança, contribuindo sobremaneira para a formação do “ser” sensível, do equilíbrio interior, da concentração, da organização de ideias, do raciocínio lógico, do falar e escrever, do agir e reagir, deixando ainda para o futuro “o resultado das vivências” da linguagem musical.

 

Há três formas de um ser humano aprender, uma delas é através da “imitação”, o bebê começa exatamente assim. Outra forma é “repetindo”. E a última, (analisando agora as crianças a partir de cinco anos), sem esquecer da importância do estímulo afetivo no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

 

Aplicamos isto em nossas estratégias, conseguindo bons resultados. Sabendo que o mundo da criança é uma fantasia, elaboramos aulas cujo conteúdo é vivenciado através das mesmas.

Harmonia Funcional

É um curso relativamente novo, com as primeiras turmas a se formarem no Brasil por volta do ano de 1990, quando Welton Cozendey  se formou. É considerada como a matéria teórica com maior aplicação prática que existe. Destina-se a alunos que tocam qualquer instrumento musical, assim como a compositores, produtores e arranjadores também. A materia estuda a música atual, seja no estilo MPB, Jazz, Rock, Blues, Bossa Nova, Chorinho, etc. Ao contrário da teoria tradicional que se aplica à música erudita, a Harmonia Funcional e Improvisação estuda a estrutura, a análise harmônica, as possíveis escalas e rearmonizações que podem ser aplicadas sobre uma música. Começando com alguns princípios básicos de teoria como: Campo Harmônico, Dominantes Secundários, Modos, Empréstimo Modal, Blues, Modulação, etc., até chegar na parte mais avançada que contém aulas como Escala Alterada, Superposição de Acordes, Pentatônicas Outside, entre outras. O Curso é baseado e corresponde às melhores escolas do mundo como o Musicians Institute de Los Angeles e da Berklee College of Music de Boston. No curso estudam-se as principais escalas, arpejos, acordes e suas cadências, fraseados nos vários estilos, técnica de chord melody, etc. Com uma metodologia comprovadamente eficaz, o curso prepara o aluno, colocando-o em condições de tocar nas mais variadas situações e a dar os primeiros passos em improvisação. Utilizando a leitura harmônica de cifras como base, tratando de assuntos avançados, e colocando o aluno num alto nível de performance musical. Sempre trazendo os conhecimentos teóricos da Harmonia Funcional/Improvisação para o instrumento, o curso consegue fazer uma integração entre teoria e prática com sucesso, usando como material de apoio, apostilas, partituras e softwares musicais que possibilitam o aluno tocar com várias bases em diferentes estilos (Jazz, Bossa Nova, Pop, Blues, etc..), aprendendo a leitura de cifras e improvisando como se estivesse tocando junto com uma banda.

Sonorização

 

 

Profissionalize o seu som. Aprenda a montar e operar um sistema de sonorização.
Domine as mesas digitais e analógicas, amplificadores, compressores, equalizadores, reverberadores, delays e o endereçamento do som.

Conheça os microfones, modelos, técnicas de captação, phantom power. 

Passagem de som, mixagem, prática de captação e monitor. Conheça os conectores e cabos, direct box, etc. Este curso tem ajudado muito aos técnicos de som de igrejas e aqueles que estão se aventurando no mundo das gravações em home studio.

Entre em contato e faça a sua matrícula

ENDEREÇO EM SÃO FIDÉLIS

Rua Dr José Francisco, 156

Centro - São Fidélis - RJ 

WhatsApp (22) 2758-1595 / Cel: (22) 9 8824-7473

Contate-nos
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black